Festa da literatura e das artes

 

A Feira do Livro de Rio do Sul, instituída pela Lei Municipal nº 5.363 de 17 de dezembro de 2012, é realizada pela Prefeitura de Rio do Sul, através da Fundação Cultural de Rio do Sul e Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos.

A feira é um dos principais eventos literários de Santa Catarina. Tem a correalização da Associação da Fundação Cultural (Asfuc) e Sesc, além do apoio do CINF, Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), Câmara de Vereadores, Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí e Conselho Municipal de Política Cultural.

O evento objetiva difundir o livro, a leitura e a literatura na região através de atividades artísticas e de formação, proporcionando o contato da população com a diversidade literária e o intercâmbio entre escritores, professores e arte-educadores de todo o país e da região, através de oficinas e debates.

A feira visa tornar Rio do Sul cidade polo no desenvolvimento da literatura na região do Alto Vale do Itajaí (microrregião composta por 28 municípios), incentivando a organização do setor em associações, a publicação de obras em mídias impressas e digitais e o comércio literário, além de contribuir com a difusão da leitura e auxiliar no alcance da meta 20 do Plano Nacional de Cultura.

A programação artística, cultural e de formação é montada em consonância com as políticas da setorial de Livro, Leitura e Literatura, do CMPC, avalizada pela Associação de Escritores. Assim, objetiva garantir atividades que atendam as expectativas do público e que contribuam com a formação e qualificação de leitores e escritores, bem como do jornalismo cultural.

A feira promove o comércio de livro e artigos literários por editoras e livreiros e tem ainda os espaços institucionais da Fundação Cultural de Rio do Sul, Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos e Museu Histórico e Cultural.

Feira do Livro 2018