Feira do Livro de Rio do Sul terá bate-papo literário com Guilherme Karsten e Mário Motta
- Fundação Cultural de Rio do Sul
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Um é escritor e ilustrador premiado no país; o outro é comunicador e escritor com uma trajetória profissional de sucesso

Outubro é o mês da Feira do Livro de Rio do Sul, consolidada como um dos maiores eventos literários de Santa Catarina. Neste ano, serão 6 dias de feira, na Fundação Cultural, com mais de 100 atrações gratuitas. Entre as atividades já tradicionais está o bate-papo literário com profissionais conhecidos em suas áreas de atuação no cenário nacional.
Um dos convidados deste ano é o escritor e ilustrador catarinense Guilherme Karsten. Com ele, o bate-papo está marcado para quinta-feira, dia 9, em dois horários: às 9h20 e às 14h. À noite, às 19h, Karsten vai ministrar palestra com o tema “A relação pais e filhos através dos livros”.
Com livros publicados em mais de 30 idiomas e com mais de 60 obras ilustradas, Karsten traz no currículo uma série de prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti, um dos principais da literatura do Brasil: vencedor Jabuti “Melhor Ilustração” - Carona (2021); vencedor Jabuti “Melhor Livro Infantil” - Cabo de Guerra (2024); e vencedor Jabuti “Melhor Ilustração” - Cabo de Guerra (2024).
“Neste ano, nós da organização da Feira do Livro optamos por fazer um evento concentrado em atrações de Santa Catarina e regionais. São ações voltadas principalmente aos estudantes, que vão estar aqui desde às 8h30 durante toda a semana, mas também para outros públicos, atendendo toda a comunidade”, observa o superintendente da Fundação Cultural, Cleber Roberto Paul.
Na sexta, dia 10, às 20h, a feira recebe o comunicador e escritor Mário Motta para falar do livro “Do picadeiro do circo ao Jornal Nacional – um legado de vida e carreira”. A obra destaca sua trajetória de sucesso, repleta de boas histórias.
Motta conviveu com a arte desde a infância. Cresceu em um circo itinerante, em São Paulo, foi ator mirim, fez rádio novela, foi radialista e apresentador de TV. Em Santa Catarina ficou ainda mais conhecido por ocupar por mais de três décadas a bancada do Jornal do Almoço, na então RBS, afiliada à Rede Globo. Em 2019, teve a honra de apresentar o principal telejornal do país, o Jornal Nacional.
A Feira do Livro de Rio do Sul 2025 vai de 6 a 11 de outubro. A programação completa está no site oficial: feiradolivrorsl.com.
Apoio: Associação Brejeiros da Madrugada, Câmara de Vereadores de Rio do Sul, Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, Sesc e Viacredi Alto Vale – Cooperativa Ailos; patrocínio: Unidavi; correalização: Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí; e realização: Associação dos Pais, Professores e Amigos da Fundação Cultural (Asfuc), Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos, Fundação Cultural de Rio do Sul e Prefeitura de Rio do Sul.
Comentários