Conversas literárias são algumas das 60 atividades realizadas de 8 a 12 de outubro
Lançamentos de obras e conversas com autores regionais serão algumas das atrações da Feira do Livro de Rio do Sul. A programação multicultural será realizada de 8 a 12 de outubro, no Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), com música, teatro, dança, oficinas e palestras. Programação no www.feiradolivrorsl.com.
O dia 8 de outubro terá quatro momentos para a literatura regional. Um deles é o lançamento do livro Da Privação à Liberdade, projeto do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep), de Rio do Sul. A obra contém poesias e vivências de adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas, com o objetivo de mostrar à sociedade fatos e sentimentos que jovens em conflito com a lei sentem no processo infracional e de privação.
Outro lançamento é o da obra O que só passarinho entende, da atriz e escritora Agatha Duarte, com a participação do ator Samuel Paes de Luna. O livro traz a dramaturgia do espetáculo de mesmo nome e que é livremente inspirado no conto Totonha, do autor pernambucano Marcelino Freire. De forma lúdica e poética, peça e livro apresentam a singularidade de uma mulher que, apesar das marcas deixadas pela vida, carrega a convicção de que o real valor e a beleza de sua existência estão no conhecimento ligado à natureza. O enredo tem como pano de fundo o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e assume um compromisso de resgate e valorização das riquezas da cultura nacional.
Outro lançamento é A Lenda do Rio Bernunça, também de autoria de Samuel Paes de Luna com ilustrações do professor e artista plástico Luís Carlos Vigarani. A obra conta a história de um rio enfeitiçado por bruxas que se veem impedidas de realizar seus rituais de juventude devido à sujeira que toma conta das águas.
O escritor Ivo Ferrari lança a obra Antologia Poética. O autor é presidente e membro-fundador da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí e já lançou três obras. A Câmara de Vereadores fará a homenagem ao escritor regional destaque, que este ano será entregue a Gabriel Gomez. Ele é escritor, jornalista, palestrante, empresário e já lançou dez livros autorais e um em coautoria, além de ter participado de duas coletâneas lançadas pelo Sesc.
A feira terá também ainda, nos dias 9 e 10, dois momentos de lançamentos de livros de autores regionais, selecionados através de um edital público. E ainda o bate-papo literário com os escritores Zack Magiezi, Rafael Cavalcanti e Wally Wilde, no dia 10, e a participação do músico Erasmo Carlos, que fará a conversa literária sobre o livro biográfico Minha Fama de Mau, no dia 11.
A Feira do Livro de Rio do Sul é um dos principais eventos literários de Santa Catarina. É realizada pela Fundação Cultural, Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos e Prefeitura Municipal, com a correalização da Associação da Fundação Cultural (Asfuc) e Sesc, além do apoio do CINF, Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), Câmara de Vereadores, Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí, Conselho Municipal de Política Cultural e LM Café. Informações: (47) 3521 7702.
Feira do Livro de Rio do Sul – 8 a 12 de outubro Centro de Inovação Norberto Frahm Programação gratuita: www.feiradolivrorsl.com
Tiago Amado Equipe de Comunicação Fundação Cultural de Rio do Sul (47) 3521 7702 / 98806 6114