Feira do Livro inicia na terça-feira, dia 8


Programação tem cerca de 60 atividades gratuitas de literatura, música, cinema, teatro, contação de histórias e palestras

Rio do Sul promove a partir do dia 8 de setembro o maior evento literário do Alto Vale, a Feira do Livro 2015. A solenidade de abertura será às 20h, no Parque Universitário Unidavi, onde até o domingo, dia 13, serão realizadas cerca de 60 atividades artísticas e culturais, além do comércio de livros com 13 editoras e livreiros.

Uma das principais atrações é o escritor Luis Fernando Verissimo, que fará um bate-papo literário no dia 12, sábado, às 19h, com mediação do escritor carioca Márcio Vassallo. A conversa será no Palco Titio Karam, um espaço diferente que fica embaixo da ponte Curt Hering. É ali também que, logo depois, Verissimo se apresenta junto com sua banda, a Jazz 6, tocando saxofone.

Escritores do Alto Vale lançam livros

A Feira do Livro terá ainda a participação dos escritores Carlos Henrique Schroeder e Gelson Bini (Jaraguá do Sul) e Felipe Pena (Rio de Janeiro). Cinco escritores do Alto Vale lançam livros no evento: Margarida Lorena Zago com A Canoa de Coqueiro e A Borboleta Encantada no Jardim Secreto, Renato Lisbôa Müller com Não Sou Escritor, Maria Cecília Quideroli que apresenta Resgatos – Vai uma Cachacinha?, Paulo Edemar Barth lançando Réprobo: Um Conto de Horror, além de Wanderlei Salvador com Setembrino: O Rei do Gatilho. O professor e pesquisador Nivaldo Machado lança Anotações Filosóficas e também será homenageado no evento pela Câmara de Vereadores, na quarta-feira, dia 11, às 20h.

O evento terá ainda participação de outros artistas, como os contadores de histórias Sérgio Bello, Adriano Claro, Nana Toledo e Josiane Geroldi, além dos grupos de teatro Caravana do Sonhar, Teatro em Trâmite e Cia Conta Causos.

Atividades em tempo integral

Na programação musical, tem o concerto da Orquestra de Cordas da Ilha, de Florianópolis. Outras atividades serão realizadas em tempo integral, como a exibição de curtas-metragens na Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada, a visitação ao Museu da Madeira e Horto Florestal da Unidavi.

Este ano, o evento é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura/Governo Federal. A Feira do Livro recebe o patrocínio da Caixa, Havan e Serrana Engenharia e tem como correalizadores a Associação da Fundação Cultural (Asfuc) e o Serviço Social do Comércio (Sesc). O evento conta ainda com o apoio do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí, Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Política Cultural.

As inscrições para as palestras podem ser realizadas pelo site e o agendamento de escolas pelo fone: (47) 3521 7702.